sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cupcake de Chocolate (Passo a passo)

Cupcake de chocolate com recheio e cobertura brigadeiro cremoso



            Essa massa de cupcake é perfeita! Super saborosa, equilibrada e úmida. Pode fazer que dará certo (seguindo exatamente o passo a passo: medidas exatas e sequencia da execução).

Ingredientes

3 xícaras de farinha COM fermento
2 xícaras de açúcar mascavo
¾ xícara de chocolate em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
3 ovos
1 xícara de leite
200g de manteiga sem sal
1 xícara de café fervendo

Modo de preparo

            Em uma tigela coloque os ingredientes secos (os 4 primeiros da lista acima), já os misture para ficar homogêneo.  Depois acrescente os próximos ingredientes, mexendo a cada adição. SEMPRE o café será o último a ser colocado. Ao misturá-lo com a massa parecerá que tudo deu errado pois ela ficará muito líquida, mas não se preocupe, logo estará cremosa, cheirosa e linda!
            Coloque a massa na forminha, lembrando deixar 1 dedo de espaço livre para que possa crescer. Coloque no forno (pré aquecido por 10 minutos a 200 graus), na grade central e deixe assar por no mínimo 15 minutos.

Quantidade de massa ideal


            Lembre-se de ficar atenta, ao perceber que já estão ficando assados, coloque um palito dentro do cupcake para ver se ele sai sequinho (estará pronto).
            Quando eu vejo que eles estão quase prontos, não saio de perto do fogão, pois quando ele termina de assar eu já tiro! Isso faz toda diferença. Com essa mesma massa já deixei mais tempo que o necessário assando e ele ficou seco.
          Quando já estiverem prontos, tire-os do forno e deixe-os na forma de alumínio/silicone por 5 minutos, depois os coloque na grade de resfriamento e só comece a recheá-los e decorá-los após estarem completamente frios.

Cupcakes já assados

Cupcakes na grade de resfriamento


Recheio e Cobertura
(Brigadeiro Cremoso)

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de chocolate em pó (ou cacau, menos achocolatado pois ficará muito doce)
1 colher de sopa de manteiga sem sal

  Raspas de chocolate

Modo de preparo

            Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela. Em fogo médio, vá misturando até obter uma textura cremosa (como um mingau) e estará pronta. Não deixe pegar o ponto de brigadeiro para enrolar (aquele que desgruda do fundo da panela) pois o cupcake não ficará tão saboroso ao morder. Lembre-se que ao esfriar o brigadeiro encorpa um pouco mais, então se já sair muito firme da panela, imagine como ficará ao esfriar.

Passo a passo para finalizar o cupcake

Faça o buraquinho para colocar o recheio

Recheie com o brigadeiro cremoso (ele pode estar morno para facilitar)

Coloque a cobertura. Eu utilizo esta pequena espátula, mas você pode usar uma faca,
a parte de trás de uma colher...o que achar melhor
Em um recipiente largo, coloque as raspas de chocolate
(ou outra doçura: granulado, côco e afins) e vire o cupcake para que ele fique uniforme



       Sua obra de arte está quase pronta...coloque algo fofo e saboroso no topo do cupcake para dar mais charme. Eu coloquei uma cereja, mas poderia ser um morango, um bombom, um brigadeiro enroladinho...vai da sua criatividade...

Momento de doçura extrema!!
Cupcake cortadinho ao meio para verem o quão fofinho e saboroso ele ficou...

Dicas: 

Para colocar o recheio dentro do cupcake (tamanho tradicional), você precisará fazer um buraquinho, muitas pessoas usam uma faca, outras usam um utensílio próprio para isso (mas normalmente é um pouco caro). Por isso eu uso forminha para canolli, elas são perfeitas! Um pacotinho com 12 forminhas custa em média R$ 20,00 e elas são encontradas em loja de produtos para confeitaria.

Forminhas para canolli

Para mexer essa massa eu uso um fouet, um utensílio super útil que irá trazer mais “ar” para a massa e deixá-la fofa. Você poderá comprar em supermercados ou casas de produtos para confeitaria. O meu é esse da foto, existem de vários modelos e materiais, os de silicone eu não gosto pois não são muito firmes na hora de mexer a massa, mas vai de cada pessoa...


            Gostaram da receita desse cupcake fofinho? Espero que sim... Se tiverem dúvidas ou quiserem acrescentar algo é só escrever nos comentários abaixo. 

Tenham um lindo e doce dia... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário